ENVELHECER… um desafio da Termodinâmica ou Lei da Entropia.

1510

Como cada fruta…como cada uma!

Aproveite a vida dia-a-dia, no presente de um diário cheio de colheitas fartas, pois cada uma cairá do pé, frutas são como oportunidades na vida não se guarda serve de alimento.

Navegar é preciso, viver e envelhecer não é preciso, só é certo, então VIVA BEM E ENVELHEÇA MELHOR AINDA.

Aquilo que parece inevitável, ou que é mesmo com tantos recursos que temos em pleno momento, a corrida e largada dos anos trazem informações diferentes para cada ser humano, principalmente para cada MULHER, e o Ministério da Saúde adverte: se preocupar excessivamente com o envelhecimento, envelhece mais rápido ainda.

É uma lei do Universo conhecida como a 2ª Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia.  Essa lei diz que: “A energia de um corpo tende a se degenerar e com isso a desordem do sistema aumenta”.  Portanto, tudo que foi composto será decomposto, tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar.  Como fazemos parte do universo, essa lei também opera em nós.  Com o tempo os membros se enfraquecem, os sentidos se embotam.  Sendo assim, relaxe e aproveite.

Parafraseando Freud: “A morte é o alvo de tudo que vive”.  Se você deixar o seu carro no alto de uma montanha daqui a 10 anos ele estará todo carcomido.  O mesmo acontece a nós.  Como Dr. Dráusio Varella disse, cuidemos de nossas mentes para não sermos homens e mulheres de pênis e peitos duros e em pés, sem lembrar para que servem.

O conselho é:  VIVA, apenas isso: com carinho com você, por você, com os outros e pelos outros. Como disse um cliente meu a sua esposa: “me use, estou acabando!”.  Hilário, porém realista.

Envelhecer e ter rugas é natural.  Não queira ser jovem novamente, você já foi.  Pare de evocar lembranças de romances mortos, vai se ferir com a dor que a si próprio inflige.  Já viveu essa fase, reconcilie com a sua situação e permita que o passado se torne passado.  Esse é o pré-requisito da felicidade.  “O Passado é lenha calcinada, o Presente e o Futuro é o tempo que nos resta: finito, pouco incerto, porém cheio de possibilidades, façamos valer a pena”.

A causa do sofrimento está no apego, está em querer que dure o que não foi feito para durar.  É viver uma fase que não é mais sua.  Controle suas emoções destrutivas e os impulsos mais sombrios.  Isso pode sufocar a vida e esvaziá-la de sentido.  Não dê ouvidos a isso, temos a tentação de enfrentar crises sem o menor fundamento.  Sua mente estará sempre em conflito se ela se sentir insegura.  A vida é o que importa.  Concentre-se nisso.  A sabedoria consiste em aceitar os limites. O que importa é o que está dentro de nós, a velha máxima continua atual como nunca: “quem tem muito dentro precisa ter pouco fora”. Esse é o segredo de uma boa vida.

Deixar um comentário