PLANEJAR PRA QUE ? se tudo varia.

755

Por que temos que planejar? Afinal não conseguimos controlar todas as variáveis, tudo muda, fazemos diferente mesmo e todos as resultados acabam se ajustando ao longo do tempo.

Esse é um pensamento muito comum entre a maioria das pessoas comuns, porém aquelas que desejam SER FORAS DE SÉRIE, planejam e persistem em suas metas e objetivos, bem definidos.

Um lado racional da ação, pensar sobre dados e transcorrer informações neutras, não emocionais, não carregadas de sentimentos em RESULTADOS POSITIVOS tem sido um caminho percorrido por pessoas que querem vencer desafios.

Quantas vezes deixamos de conseguir objetivos que queremos muito por tomar decisões emocionais, não pensadas, não escritas e estudadas?

Quantas vezes tomamos caminhos errados por falta de estratégia, planos imprecisos e pouco praticáveis e sustentáveis. Gastamos mais recursos; tempo, dinheiro, pessoas, consertando os erros em nossas vidas, carreiras e organizações, quando agimos segundo nossos impulsos. Gastamos mito mais quando andamos a solto,do que se parássemos um tempo para planejar nossas ações.

Será mesmo que acreditamos, ser o planejamento tão importante quanto dizem os famosos gurus da administração, que ganham dinheiro, espaço, relacionamento e tempo o fazendo e praticando?

Por que será que temos uma leve dificuldade em parar e colocar nossas ideias, sonhos, e caminhos que tomaremos no papel?

Será o medo da cobrança?Será o medo de falharmos? Nossa própria conveniência e intolerância à frustração? Falta de energia, fé? Ou simplesmente desconhecimento e motivação? Para os que têm dúvida.

ALGUNS MOTIVOS PARA PLANEJAR:

Se acreditarmos e tivermos uma VISÃO DE FUTURO positiva a respeito do que podemos transformar e conseguir, nos comprometendo com nossas metas, nossos resultados planejados serão em dobro melhores do que hoje são. Se feitos de forma não planejada. Isso significa dizer que planejar multiplica nossas chances de sermos felizes, em todos os aspectos, tendo como preço disciplina, dedicação e continuidade.

No mundo de hoje concorrência e competição são termos básicos de sobrevivência para profissionais que buscam crescimento e espaço. Cada dia mais se torna maior o número e o nível de pessoas formadas e especializadas, as informações cada vez mais disponíveis e acessíveis e o grande desafio é trabalhá-las da melhor forma, obtendo os resultados mais acertados principalmente com ética.

Trata-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Podem-se utilizar os passos do planejamento em todas as áreas de nossas vidas: Pessoal, social e profissional.

Considerando que todas possuem setores próprios e todos precisarão atingir seus resultados esperados, planejar torna menos honroso e desgastante o caminho. É importante lembrar que o fato de se ter um plano não significa que deva ser rígido ao ponto de segui-lo, mesmo sabendo que as variáveis sofreram mudanças. Sabedoria e visão de futuro para fazer esta leitura são necessárias diariamente, para que as ações corretivas possam dar ao plano os cursos adequados ao momento.

Às vezes se faz necessário mudar o objetivo, meta ou estratégia.

1. É preciso ter uma visão clara da área a ser planejada, conhecer seus pontos fortes, pontos fracos (relativos ao ambiente interno da área planejada), suas oportunidades e ameaças (relativo ao ambiente externo), é o que chamamos na administração de DIAGNÓSTICO e Análise SWOT.

2. Traçar os OBJETIVOS (O que queremos fazer, mudar, deletar, manter, melhorar, etc.)

3. Para que os objetivos aconteçam é necessário que tenham METAS (Prazo e quantidade do que se quer)

4. Para cada meta há uma ou mais ESTRATÉGIAS , e como fazer. O processo se faz importante e diferencial de resultado, pois nesta fase surgem às alternativas e os melhores caminhos, através do pensamento racional, é a eficácia através da eficiência.

5. Delegar funções, RESPONSÁVEIS, definir LOCAIS E CUSTOS são decisões fundamentais e de fechamento, pois farão toda a diferença no plano. Seguindo com disciplina e persistência, criatividade, flexibilidade, coragem, ousadia, determinação e inovação, com certeza seu trabalho, sua vida e seus resultados serão mais felizes.

EXPERIMENTE, PLANEJE, INVISTA EM VOCÊ !

COMPARTILHE ESTE TEXTO! Ajude mais pessoas a se transformarem no seu melhor.

Adm. ROBERTA GALVANI DE CARVALHO. Consultora Estratégica e  Master Coach, estudiosa do comportamento humano, desenvolve pessoas e empresas para o aumento de performance. www.galvanicarvalho.com.br – (63) 999731389.

1 COMENTÁRIO

  1. PLANEJAR …nascendo planejando tudo em nossas vidas ate quando pensamos que não fazemos isso estamos sim fazendo…rsrsrs
    Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo
    PLANEJAR é necessário , porem as estrategias para chegar a um resultado devem ser revistos. Objetivo é ser feliz!!!!!

Deixar um comentário